Síndrome Metabólica: critérios diagnósticos

Por Mylenna Souza

2024

frame_46

Nas provas de Residência e Concursos, a Síndrome Metabólica (SM) é um dos assuntos mais prevalentes, e dominar os aspectos relacionados ao seu diagnóstico é essencial para alcançar uma excelente pontuação.

O diagnóstico de SM pode ser realizado com base em duas referências: IDF e NCEP-ATP III. Não existe um padrão definido sobre qual delas é mais cobrada em provas; no entanto, a IDF é mais atualizada. A principal diferença entre as duas — explorada pelas bancas — está nos critérios obrigatórios e no número de anormalidades exigidas. 

Enquanto o NCEP-ATP III exige mais de três anormalidades para o diagnóstico de SM, a IDF inclui a circunferência abdominal como critério obrigatório, além de outras duas anormalidades. 

A tabela, retirada das nossas aulas e materiais, resume de forma didática como é realizado o diagnóstico de SM.

NCEP-ATP IIIIDF
ObrigatórioCA ≥ 94 cm (homens) ≥ 80 cm ( mulhe res)
Número de anormalidades≥ 3 de≥ 2 de
Glicose≥ 110mg/dL ou presença de DM≥ 100 mg/dL) ou diagnóstico de diabetes
HDL-colesterol< 40 mg/dL (homens);< 50 mg/dL) (mulheres)< 40 mg/dL (homens);< 50 mg/dL) (mulheres)
Triglicerídeo≥ (150 mg/dL) ou tratamento farmacológico≥ (150 mg/dL) ou tratamento farmacológico
Circunferência abdominalCA > 102 cm (homens) ou > 88 cm (mulheres)
Pressão arterial≥ 130/85 mmHg ou tratamento farmacológico≥ 130/85 mmHg ou tratamento farmacológico

Para o diagnóstico em crianças e adolescentes, os critérios variam conforme a idade. Dos 6 aos 10 anos, o diagnóstico de SM não é realizado, mas é recomendada uma avaliação metabólica caso existam comorbidades. Dos 10 aos 16 anos, o diagnóstico requer que o percentil de IMC seja igual ou superior a 90, além de mais dois critérios, como HDL inferior a 40 mg/dL para ambos os sexos. Acima dos 16 anos, aplica-se o mesmo critério dos adultos, facilitando a continuidade do acompanhamento e do manejo dos fatores de risco na transição para a idade adulta.

O candidato que for realizar a prova, independente da banca, ao estudar SM, deve considerar esses pontos para não errar nenhuma questão.:

  • Comparação entre critérios do IDF e NCEP-ATP III
  • Valores e parâmetros de diagnóstico
  • Critérios específicos para idades
  • Pegadinhas com valores de LDL
  • Manejo da SM e déficit calórico
  • Controle de comorbidades
  • Atualizações e datas das diretrizes


Simplificamos o diagnóstico de Síndrome Metabólica. Afinal, dominar esse assunto faz parte da sua jornada de estudos,  especialmente se você tem algum processo seletivo à vista

Estudar com a Nutrição Moderna é o melhor jeito de aprender! Entre em contato pelo WhatsApp ou Instagram para falar com nossos especialistas e conhecer os planos e condições que vão impulsionar seus estudos,aprender 2x mais rápido e conquistar seus objetivos. 

Por Mylenna Souza

Nós da Nutrição Moderna somos especialistas em aprovações e dominamos esse conteúdo